Neurossonologia


A neurossonologia consiste na utilização do ultrassom para o estudo e a avaliação em tempo real da circulação sanguínea dos principais vasos intracranianos e a repercussão de patologias cerebrais específicas na hemodinâmica cerebral.
O Doppler transcraniano é um exame relativamente novo que se baseia nos princípios da ultrassonografia com emissão de ondas capazes de atravessar o osso do crânio.
O aparelho de Doppler transcraniano é específico para realização apenas desta técnica, e por ser portátil é realizado, além de em centros diagnósticos avançados, à beira-leito em pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI), enfermarias e em centros cirúrgicos como monitorização intra-operatória, podendo ser repetido diversas vezes e por longos períodos de tempo.

O exame de Doppler transcraniano é não invasivo e é indolor. O paciente permanece deitado ou sentado durante todo exame, da forma mais confortável possível, podendo ser “pausado” sempre que solicitado pelo paciente e/ou familiar que o acompanha dentro da sala de exames se assim desejar.